quarta-feira, 21 de outubro de 2009

QUEM MATOU JESUS CRISTO?

MOVIMENTO MUNDIAL PELA INSTAURAÇÃO DE UM TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL PARA IDENTIFICAR, JULGAR E PUNIR O MAIOR CRIME DE TODOS OS TEMPOS: O ASSASSINATO DE JESUS CRISTO!



A GRANDE PERGUNTA É:


QUEM MATOU JESUS CRISTO?


O GRANDE DESAFIO:


IDENTIFICAR O RESPONSÁVEL OU OS RESPONSÁVEIS PELA PRISÃO, JULGAMENTO, CONDENAÇÃO E ASSASSINATO SUMÁRIO DE JESUS COM REQUINTES DE CRUELDADE, VIOLENCIA, PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS!



1) - Quem eram os líderes judeus que mandaram os romanos prenderem Jesus?

Os chefes dos sacerdotes e os escribas, com freqüência acompanhados dos anciãos, formam uma tríade sempre ao encalço de Jesus. Mas, afinal, quem eram essas figuras históricas?
O sumo sacerdote, no período da ocupação romana, era nomeado pelo governador, que o escolhia entre as famílias judias dominantes. Caifás, então, era o Sumo Sacerdote, genro de Anás, cuja influência aparentemente ainda se fazia sentir. Os "chefes dos sacerdotes", eram provavelmente antigos sumos sacerdotes, ao lado de preeminentes membros de famílias entre as quais sumos sacerdotes recentes haviam sido recrutados, e algumas pessoas a quem tinham sido confiadas especiais missões sacerdotais. Os "anciãos" seriam patriarcas das famílias mais ricas e distintas, e os escribas, pessoas que se destacavam pela "inteligência e cultura", entre as quais se encontrariam os "fariseus". A grosso modo, esses três grupos constituiriam o Sinédrio, que no total contava 71 membros." (Vide Revista Veja - 04/95).

- Caifás ou José Caifás era sumo sacerdote durante o ministério terrestre de Jesus - (Lucas 3:2). Era genro do sumo sacerdote Anás, seu antecessor - (João 18:13). Caifás era saduceu - (Atos 5:17).
Caifás era líder de um complô para eliminar Jesus. Profetizou que Jesus morreria em breve pela nação, e empenhou-se de todo o coração neste sentido - (João 11:49-53: 18:12-14). No julgamento de Jesus perante o Sinédrio, Caifás rasgou a roupa e disse: "Ele blasfemou!" - (Mateus 26:65), referindo-se ao fato de Jesus reivindicar a dignidade divina. Quando Jesus estava perante Pilatos, Caifás estava sem dúvida presente, clamando: "Para a estaca com ele! Para a estaca com ele!- (João 19:6, 11); ele foi um dos que pediram que Barrabás fosse liberto, ao invés de Jesus - (Mateus 27:20, 21; Mr 15:11); estava ali, bradando: "Não temos rei senão César" - (João 19:15); também estava protestando contra o letreiro afixado sobre a cabeça de Jesus: "O Rei dos Judeus" - (João 19:21).

- Anás foi designado sumo sacerdote por volta de 6 ou 7 EC por Quirino, governador romano da Síria até cerca de 15 EC - (Lucas 2:2). Anás era, por conseguinte, sumo sacerdote quando Jesus, aos 12 anos deixou admirados os instrutores rabínicos no templo - (Lucas 2:42-49). Quando Jesus foi preso, ele foi primeiro levado a Anás, para interrogatório, e então levado a Caifás, para julgamento - (João 18:13). O nome de Anás encabeça a lista dos principais oponentes dos apóstolos de Jesus Cristo - (Atos 4:6).
Anás era um homem rico, e uma de suas principais fontes de renda era a venda de sacrifícios no templo. Por este fato, tinha razões para matar Jesus, que por duas vezes purificou o templo, que eles tinham transformado num "covil de salteadores"- (João 2:13-16; Mateus 21:12, 13; Marcos 11:15-17 e Lucas 19:45, 46). Um motivo adicional para o ódio que Anás tinha a Jesus e seus apóstolos, era o ensino sobre a ressurreição, cuja prova era a ressurreição de Lázaro, porque sendo Anás saduceu ele não cria na ressurreição.

- Pilatos ou Poncio Pilatos, como um líder romano, era também responsável pela segurança do império. Ocorriam constantes rebeliões, que desgastavam a tropa. Roma, representada por Pôncio Pilatos, na região da Judéia, governava em conluio com as elites locais. Assim, tanto os sacerdotes (liderados por Caifás, o supremo sacerdote) quanto Herodes (judeu), governante distrital da Galiléia (designado pelo senado romano) podiam coletar impostos para si, desde que mantivessem o povo

referente a: orkut - (ver no Google Sidewiki)

Um comentário:

Compíuta disse...

Deus, o Pai matou Jesus, o Filho.